O Processo de um Filme.

Aos que visitam o blog pela 1ª vez, recomendamos que leiam primeiro os posts mais antigos, para compreender melhor o que estamos fazendo. Para isso basta descer nesta página e clicar em POSTAGENS MAIS ANTIGAS. Sejam bem vindos.

sexta-feira, 19 de março de 2010

De dentro de fora




Na nossa última reunião, conversando sobre questões relativas ao nosso destino (o destino da viagem mesmo, não esse maior, Destino...), percebemos que a viagem, até agora, não possui um ponto de chegada. OK, sempre tivemos a Bahia como objetivo. Mas ainda não tínhamos chegado a um consenso sobre QUE lugar é esse que queremos ir e POR QUÊ queremos ir para esse lugar. Até aqui, o que mais nos interessou foi o caminho para chegar sei lá em que lugar, o percurso, o processo que vai nos levando a ir nos conhecendo mais e mais, explorando os limites das relações, entendendo até que ponto realmente conhecemos o outro. Para isso, os exercícios que fizemos até agora tiveram muito mais este objetivo do "olhar para dentro". Descrevemos uns aos outros, ouvimos as descrições sobre nós, vimos a nós mesmos e aos outros através de diferentes prismas e olhares. Fizemos cenas sobre as nossas relações, conversamos sobre isso, enfim, começamos este trajeto por saber um pouco mais destes que, aparentemente, conhecemos tão bem e há tanto tempo (e isso se revelou tão surpreendente! Aquele que eu penso que conheço e não sei nem descrever e aquele que descrevo tão facilmente e me cai uma ficha linda de "nossa, como conheço essa pessoa!). Certo.
Na última reunião, sentimos que a etapa "olhar pra dentro" está se concluindo e que agora a nossa nova empreitada começa com o "olhar pra fora". Enfiar a cabeça pra fora da janelinha do carro, pesquisar paisagens, abrir os mapas, desvendar as trilhas, os caminhos, as cidades, os rios e este Brasil que é nosso objetivo-mor. Cada um tem como "tarefa" agora, trazer lugares que queira conhecer, pesquisar no Google, nas enciclopédias, revistas, trazer fotos, histórias e vontades deste para fora tão imenso e a princípio distante e desconhecido. Para dar uma mãozinha, vamos chamar o incrível Israel, pessoa mais indicada pra nos falar de lugares escondidos Brasilzão adentro.
Portanto, que venha o próximo passo: olhar para o mundo! E desejá-lo!

4 comentários:

  1. Quero conhecer o rio São Franciso. Que a Elisa dê seu mergulho na liberdade, que a Clarice grite alto de alegria ao se molhar. Quero ouvir a Sereinha cantar. Desejo que o Noel conheça meu santo preferido e com ele possa também conversar. O Dionísio que sabe o que faz, vai entrar nú, como ao mundo veio e fez. Waldecy, querido ao escovar os dentes agachado na beira do rio, cai sem jeito e há gostar da novidade, quero que a Alice mergulhe fundo e conheça as águas dele antes das do mar. Sebastião com surpresa pode encontrar um livro que conta a história de Tião, que virou jagunço dos tempos de atrás. Tobias malandro brilhando de purpurina roube um tanto de histórias, de frescor e alegria para conosco viajar.
    Antes de qualquer outra coisa é isso que mais desejo.
    http://www.youtube.com/watch?v=z3IeiPuriqo
    Quero ver dormir o sol, a flor do Chico, meio-dia.

    ResponderExcluir
  2. sei que é grande, quero pelo menos um pedacinho de tudo isso que ele é.

    ResponderExcluir
  3. Dá série "compartilahndo pensamentos" aí vai:
    Fiquei pensando no lance do desejo. Acho que é muito por aí! Olhar para fora é direcionar o desejo. Depois de investir no dentro, alimentar esse círculo, pôr a cabeça pra fora da janela é lançar libido por aí. Não sair atirando pra qualquer lado, mas focar no alvo e lançar a seta. Com tesão!
    Suerte!

    ResponderExcluir