O Processo de um Filme.

Aos que visitam o blog pela 1ª vez, recomendamos que leiam primeiro os posts mais antigos, para compreender melhor o que estamos fazendo. Para isso basta descer nesta página e clicar em POSTAGENS MAIS ANTIGAS. Sejam bem vindos.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

GALO por TOM

Ele me olha fundo nos olhos e diz:
- Não Zezé, você não é o Urutu Branco.
Eu sinto que aqueles olhos claros entram fundo na minha alma e podem ver o que quiserem, se quiserem. A gente tá loco de doce e o filho da puta sabe o que eu tô pensando. Me avexo, não encaro. Tenho medo do que ele possa ver.
Tem uma coisa que eu acho linda na Umbanda e no Candomblé, mesmo conhecendo muito pouco dos dois, que é que para além do misticismo e espiritismo, os orixás são metáforas, representações de tipos e estados da natureza humana. O mesmo com a mitologia grega, só que os orixás são mais brasileiros. Eles são espertos, traiçoeiros, alegres, guerreiros, enfim, são feitos da mesma coisa que a gente.
Eu não sei qual o meu orixá, nem lembro qual é o do Galo, mas o dele tá sempre passando uma rasteira em mim, não pra me ver no chão e rir, mas como quem diz:
- Fica esperto, meu filho!
Eu sinto que a gente conversa com a boca umas coisas e outras com a alma.
O Galo não tolera a apatia, o cansaço, o tédio, a tristeza. Às vezes até enche o saco. Porra, me deixa dormir, eu sou low battery mesmo. Mas sei que isso é porque ele sabe que quando a alma veste luto já não luta, e ele não quer dar a mínima chance disso acontecer com ele e com quem ele gosta. O Galo, 'Gustavo!', é um guerreiro, guerreiro da liberdade e a sua luta é leve, elegante e alegre. 'Hihihihi', ele ri da graça, da malícia e da adversidade.
O Galo é bonito, ainda mais quando corta o cabelo. Tem um peito aberto, é esguio e quase alto, hihihi. Dança na ponta dos pés e apesar de ficar falando do Dan, também é mó pintudo, quer dizer, vai saber o que tem naquela sunga colorida.
Mas tem uma coisa que é foda. Ele é geminiano. Bom, ninguém é perfeito. Às vezes entra numas e não tá nem aí se o seu humor não tá batendo com o mundo, o mundo que se lixe.
E além de tudo ele compõe umas músicas e letras lindas. Poetão mesmo. E músico de verdade, desses que casam o som e a palavra. Só acho que tá na hora dele dar uma estudada numas harmonias diferentes, que isso vai levar ele a poder crescer sua gama de assuntos.
Sua música, sua arte, sua vida são plenas de tesão pelo mundo, pelos outros. O Galo é lindo, e sabe viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário