O Processo de um Filme.

Aos que visitam o blog pela 1ª vez, recomendamos que leiam primeiro os posts mais antigos, para compreender melhor o que estamos fazendo. Para isso basta descer nesta página e clicar em POSTAGENS MAIS ANTIGAS. Sejam bem vindos.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cena de apresentação Adelita

Cena 1. Externa
Av.Paulista - em frente ao MASP. final de tarde, dia de semana. Movimentação de carros, pessoas, barulho, buzinas.

Ação:
Adelita está sentada numa cadeira, do outro lado da rua, com uma bandeja de prata no colo contendo 25 biscoitos da sorte sortidos em cima da bandeja. Em silêncio. Na mão esquerda segura 25 bexigas de gás hélio, brancas. No chão, ao redor da sua cadeira, formando um círculo está escrito em giz : "Tudo está dentro dos biscoitos da sorte. Sirvam-se".
A carta de despedida do pai é o contéudo dos biscoitos da sorte. A cada pessoa que passa por ela e pega o biscoito, uma bexiga voa pela cidade. A câmera pega a reação das pessoas lendo o conteúdo dos biscoitos, mãos puxando o papelzinho. A câmera foca a rua, os passantes, eu na situação. Todos os atores passarão pela Paulista e pegarão o biscoito. a Lia atravessa a rua com a Sofia e pega. O Galo e a Papi de mãos dadas pegam dois. A Bel desce do busão e pega um. O Wagner, o Gongom e o Tom passam sozinhos, rapidamente. Quando sobrar apenas uma bexiga e um biscoito da sorte, Adelita se levanta e com a bexiga e o biscoito na mão caminha até a porta do Hospital 9 de julho. Deixa um biscoito na porta do hospital. Guto aparece do outro lado da rua. Se olham. O sinal fecha. Atravessam. Se beijam. A última bexiga voa pela cidade. Sinal abre. Eles continuam se beijando em meio as buzinas e carros. Close na bexiga voando.

Texto em off para a ação acima:
"Então, para suportar isso tudo, eu pensei numa performance que conta com a sorte. Ou com o azar. Que conta com o acaso, com a surpresa, com o inevitável, com a dúvida. Com aquele momento que a gente não sabe o que fazer e pede ajuda aos astros, aos búzios, as cartas, ao I Ching, a Clarice, ao Pessoa, aos mestres, antepassados, amigos e inimigos. Aos deuses e demônios. A gente conta até com a sorte dentro dos biscoitos. Qualquer ajuda é bem vinda. Nenhuma funciona. Foi no dia 07 de dezembro de 2009. Eu entrei no hospital aquele dia e ele disse: - Escrevi uma carta. Leia em voz alta, filha.
Antes de ler já soube que era uma carta de despedida. Então, hoje eu picotei o conteúdo e espalhei dentro desses biscoitos. Tá tudo aqui. Tudo dentro desses biscoitos da sorte que hoje eu ofereço para os desconhecidos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário